O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA/ITEC/UFPA) tem a satisfação de informar que o Prof. Dr. Marco Aurélio Holanda de Castro, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, estará na UFPA para ministrar o curso “Uso do Software UFC para SAA, SES e Drenagem”, o qual é parte integrante da atividade prática da disciplina PGESA0025 – Tópicos Especiais: Sistema Hidráulico de Infraestrutura Urbana, consistindo no treinamento com o software UFC de dimensionamento de rede de água, rede de drenagem e rede de esgoto sanitário.

 

O Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro é Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (1986), Mestre em Recursos Hídricos pela University of New Hampshire (EUA, 1990) e Doutor em Engenharia pela Drexel University (Philadelphia, EUA, 1994). Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por ampla experiência e contribuições relevantes na área de Recursos Hídricos e da Engenharia Sanitária e Ambiental.

 

📍 Local do Curso: Sala U (211) de Treinamento, Espaço Empreendedor (PCT Guamá) – Av. Perimetral, Terra Firme, Belém-PA, CEP 66077-830
Carga Horária: 20 horas – Curso presencial
📅 Período: 22 a 24 de outubro de 2025 (quarta a sexta-feira), das 8h às 12h e das 14h às 17h

 

⚠️ Aviso: Cada participante deve dispor de seu próprio notebook (64 bits), no qual os programas devem estar previamente instalados.
Em cada notebook deve estar instalada apenas uma versão do AutoCAD, em inglês, 2021 ou superior. O AutoCAD Civil 3D pode ser utilizado nestas versões.

 

A SITEC 2025, promovida pelo Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), consolida-se como um evento de referência para o debate e a apresentação de soluções tecnológicas voltadas aos desafios ambientais, sociais e produtivos da Amazônia.

 

Com foco nas alterações climáticas, o evento — realizado em caráter pré-COP — tem como tema:
“COP 30: Os desafios amazônicos e as respostas tecnológicas multidisciplinares”,
e busca promover discussões sobre práticas e inovações em áreas como mudanças climáticas, conservação ambiental, energias limpas, desenvolvimento sustentável e gerenciamento integrado de resíduos sólidos, sob uma perspectiva multidisciplinar.

Voltado a estudantes, pesquisadores, profissionais, empreendedores e representantes governamentais, o SITEC 2025 acontecerá de 17 a 19 de setembro de 2025, em Belém (PA), e contará com a inclusão do 24º Seminário Nacional de Limpeza Pública (SENALIMP), considerado o maior evento técnico do setor de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos no país. O SENALIMP reunirá, em um único espaço e com abordagem profissional, informações atualizadas, experiências, visitas técnicas e o que há de mais moderno em equipamentos e soluções para o setor.

 

A união da SITEC e do SENALIMP representa uma oportunidade única de interação, acesso a inovações e aproximação com empresas de destaque no mercado nacional, proporcionando aos visitantes e congressistas uma experiência enriquecedora no contexto amazônico e fortalecendo o debate sobre os desafios e as respostas tecnológicas necessárias à conservação ambiental e à gestão de resíduos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA/ITEC/UFPA) tem a honra de receber o Prof. Edson C. Wendland, docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (SHS/EESC/USP), para uma agenda técnica entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025.

A programação contempla atividades institucionais, visitas técnicas e ações de cooperação acadêmica, visando o fortalecimento da parceria entre a EESC/USP e o PPGESA/ITEC/UFPA. Entre os destaques, estão a apresentação de projeto de cooperação institucional.

 

 

No dia 29/11/2022, acontece no Brasília Palace Hotel em Brasília (DF) o Evento de Encerramento do Projeto ProteGEEr, fruto da cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha, que teve o olhar sobre aspectos do gerenciamento dos resíduos sólidos, encerramento de lixões, preservação dos recursos naturais, e controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para proteção do clima.